A sopa da boda feita à moda antiga foi o motivo de convívio no Retaxo que reuniu em volta da mesa sócios e amigos da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico Retaxo.
Para valorizar ainda mais estas tradições e conservar a memória da gastronomia regional, o presidente da Câmar ade Castelo Branco e o presidente da União de Freguesias Cebolais de Cima/Retaxo marcaram presença no almoço da sopa da boda,que decorreu na antiga sede da Junta.
Maria da Conceição Lourenço, apoiada por 5 ajudantes, foi a cozinheira que nos garantiu ter cumprido, com rigor, a tradição. Cozem-se as carnes com o chouriço, junta-se a massa e nas bacias com o pão já fatiado são deitadas as sopas que se servem acompanhadas da carne cozida.Um convívio bem agradável e que trouxe animação até para a mesa da presidência, com o presidente Luís Correia a gracejar “que já tinha provado muitas sopas de festa, mas a de Retaxo ainda não, por culpa do José Luís que nunca me tinha convidado antes a prová-las”.
José Luís Pires, presidente da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico Retaxo agradeceu a presença dos dois presidentes, sublinhando que a “Associação está sempre disponível para colaborar e para manter vivas as tradições do Retaxo”.
Miguel Vaz, presidente da União de Freguesias, deixou a promessa “de tudo fazer para colaborar com todos, sem exceção, e que as portas da Junta estão abertas para todos…”
















Fotos, texto e vídeo de Beira Baixa TV