Quem somos?

Quem Somos?
Uma Associação Cultural denominada Associação Cultural e Social Rancho Folclórico de Retaxo, fundada em 1 de Dezembro de 1981.

Com estatutos próprios desde a sua fundação e a que sua Ex.ª o Primeiro Ministro Aníbal António Cavaco Silva, concedeu em 25 de Outubro de 1990 o diploma de Colectividade de Utilidade Publica, nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77 de Novembro, conforme consta do despacho publicado no “Diário da República” da 2ª Série, n.º 246, de Outubro de 1990.

Somos Associação Juvenil inscrita no RNAJ.

Encontramo-nos inscritos na Fundação INATEL, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto e Federação do Folclore Português.

Realizamos inúmeras acções pontuais, tais como a titulo de exemplo: Exposições, Intercâmbios com outras Associações de diversas Regiões do Pais e Europa, Semana Cultural de Retaxo, Campos de Trabalho Nacionais e Internacionais, Colóquios, Acções de Formação, Feiras do Livro, apoio social à população, Reciclagem na freguesia,etc.

Folclore e Etnografia:
Realização anual do Encontro Nacional de Folclore de Retaxo, participação em inúmeros Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore em todo o Pais e em Espanha. Em 1998 e 2000 estivemos nos Açores (Ilhas do Pico, Faial e S. Jorge). Todos os trajes que o Grupo usa, bem como as danças e cantares, são fruto de intensa pesquisa e recolha por parte dos responsáveis desta área.

Jornalismo:
Propriedade da Associação é editado bimestralmente o jornal “Voz de Retaxo” Distribuído na localidade e em diversas partes de território Nacional, junto de naturais de Retaxo e das mais diversas Entidades Oficiais. O jornal é elaborado por muitos jovens ligados à Associação.

Biblioteca:
A Biblioteca encontra-se aberta diariamente. É frequentada basicamente por crianças e jovens. Possui mais de 1800 obras e recebe, para leitura dos seus utentes, mais de 20 títulos da imprensa (jornais e revistas).

Resumo:
Fundada do Povo, para o Povo e essencialmente constituída por jovens, tem por objectivos principais:

Ø Apelar e contribuir para a necessidade de salvaguardar o Património Cultural das nossas gentes.

Ø Promover e incentivar a recolha de tudo o que tem a ver com as nossas Raízes Culturais (Levantamentos fotográficos, musicais, coreográficos, lúdicos – recreativos, etc.).

Ø Motivar os jovens para a preservação de costumes e tradições, contribuindo-se assim para que a mentalidade de entendimento da cultura popular por parte das gerações mais novas seja mudado.

Ø Dinamizar actividades recreativas, culturais, desportivas e sociais.

Ø Divulgar através de Intercâmbios juvenis e deslocações da componente Etno-Folclórica, os nossos usos, costumes e tradições.

Ø Disponibilizar meios humanos ao serviço da comunidade através de Programas ocupacionais (OTL, Campos de Trabalho, etc. ) patrocinados pelo Instituto Português da Juventude, de modo que se possa dar um melhor apoio à comunidade.

Ø Servir essa mesma COMUNIDADE, através da disponibilidade de meios técnicos e audiovisuais.

Ø Incentivar e promover o gosto pela leitura através da abertura diária da Biblioteca.

Ø Divulgar o quotidiano da nossa terra nas páginas do Jornal ” VOZ de RETAXO “.

Ø Incrementar a prática desportiva (em sectores que não colidam com o existente na localidade).

O NOSSO LEMA:

Pelos jovens, pela Cultura e por todos os que necessitam do nosso apoio!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s