Trajo de Trabalho

Masculino

Trabalho Masculino

Camisas – Eram de riscado, com simples tira servindo de colaretas e peitilhos lisos. Abotoavam até acima da cintura, terminando com um macho em bico com uma casa onde abotoavam um botão das ceroulas.

Calças – De tecido de serrobeco castanho, variando no tom, altas na cintura, com uma fivela atrás para apertar, cingidas nas pernas, terminando ligeiramente em boca de sino e caindo por cima da bota. Eram apertadas na cintura por faixas largas e compridas (cintas) em preto, sem cair as franjas nas pontas.

Coletes – À frente em tecido de serrobeco. Bolsos de cada lado. Nas costas, em tecido de algodão estampado com vários padrões, tinham duas tiras com fivela para ajustamento. À frente o colete fechava com botões de alto a baixo.

Chapéu – De lã, de cor preta ou castanha, com copa redonda e abas largas.

Botas – De cabedal, atacadas com atacadores ou com fivela atrás, de cor castanha.

Capotes – Agasalho amplo e comprido com gola de pele, com capa, que cobria os ombros até aos cotovelos. Hoje ainda há quem os use, mas designam este tipo de agasalho pelo nome de capote do Alentejo.

Feminino

Trabalho Feminino

Camisa – De tecido de algodão ou de flanela, até à cintura, com decote rente ao pescoço, ou não, preguinhas nos ombros para lhe dar largura, mangas lisas a chegar ao cotovelo, da cintura para baixo a chegar aos joelhos.

Blusas – De pano de algodão ou de lã estampado ou liso. Enfeitadas ou não, com renda. Punhos justos, por vezes altos, com manga larga e rodada.

Saias Interiores – De tecido de algodão estampado em cores discretas, sem renda.

Saias Exteriores – De fazenda grossa de agasalhar, nas cores preto, verde, azeitona, amarelo, encarnado, etc. Todas muito rodadas, com pregas miúdas na cintura. Em baixo eram enfeitadas com fitas ou largas barras de algodão ou outros tecidos. Comprimento caindo sobre a biqueira do sapato. No interior, uma forreta para protecção da saia.

Meias – Eram feitas à mão, de várias cores, e eram seguras nas pernas com ligas elásticas.

Sapatos – De cabedal, de cor castanha, com cordões do mesmo material.

Lenços – Eram de algodão liso no Verão. Os de Inverno eram de lã fina lisa ou estampada.

Xailes – Eram usados nos ombros, tinham grandes franjas, os que se usavam no Verão eram de algodão estampado. No Inverno eram de lã lisa, ou estampada. Também se usavam só num bico.

Aventais – Eram feitos de algodão liso, muitas vezes enfeitados com nervuras, compridos e largos. Eram atados à cintura com fitas saídas do cós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s