A nossa Associação comemorou os 29 anos de existência no passado dia 1 de Dezembro. A data, tal como acontece anualmente, foi assinalada de forma simples e informal (com o sopro das velas, os parabéns e o corte do bolo).
Mas o que são 29 anos de existência? Na vida de um ser humano é muito pouco, pois estamos em plena juventude. No percurso de uma colectividade, é muito. Ao longo destas quase três décadas, foram muitos os momentos altos vividos por todos aqueles que passaram, ou fazem parte, da ACSRFR. Quem não se recorda, entre centenas e centenas de actividades, dos Campos de Trabalho Internacionais e Nacionais, de Férias, os Intercâmbios, as deslocações aos Açores, a construção da sede social, o Estatuto de Utilidade Pública, a filiação do Rancho da Federação Nacional de Folclore, os Encontros Nacionais de Folclore e de Cânticos, a fundação da Jornal “Folclore”(hoje “Voz de Retaxo”), as diversas edições de livros (de autores locais), de cassetes e do CD do Rancho, os Espaços do Banco Alimentar e do Aconchego, as formações em informática, e, actualmente, o Curso EFA (para 15 desempregados)?
Ocupando um espaço importante, e fundamental, na nossa Comunidade, a ACSRFR está em actividade constante e diária. Com vertentes tradicionais, formativas, recreativas e sociais, tem vindo a renovar-se ano após ano, não só investindo na formação dos seus dirigentes e componentes, mas igualmente em equipamentos que prestam serviços à nossa população, e vão enriquecendo o património da colectividade. Em tempos de voluntariado e solidariedade, a ACSRFR tem sido em exemplo.
Que dure, e perdure, por muito mais décadas!
José Luís Afonso Pires
(Presidente da Direcção)